Notícias

Qual é a diferença entre nobreak, estabilizador e gerador de energia?

postado dia 02 /05/2018

A dúvida é comum entre empresas que buscam uma solução para manter a energia e funcionamento. Boa parte delas não sabe qual dos equipamentos escolher, porque parece que eles têm a mesma função, mas isso não é verdade. Tenha em mente que as oscilações, quedas e interrupção no fornecimento de energia, representam um risco para os aparelhos conectados em rede. Isso porque eles podem queimar, sofrer sobrecarga e perder dados e informações que, têm como resultado, grandes prejuízos.

Você provavelmente chegou aqui procurando uma resposta para descobrir se deve ter um nobreak, estabilizador ou gerador de energia em sua empresa. Então, qual é a diferença?

O nobreak é uma fonte independente de energia alimentada por baterias, que é um componente essencial para que a operação aconteça. Ele entra “em ação” milésimos de segundos após uma queda e funciona, temporariamente, como um estabilizador no sentido de manter a tensão média para proteger suas conexões. Esse tempo de estabilidade da tensão é capaz de aumentar a vida útil dos equipamentos conectados, o que faz do nobreak uma escolha mais segura do que os estabilizadores.

A capacidade e tempo de autonomia de um nobreak variam de acordo com sua potência e necessidade de carga da rede. No entanto, ele sempre funcionará o tempo necessário para que os arquivos sejam concluídos em segurança e nenhum dado seja perdido.

O estabilizador, por outro lado, cumpre aspectos básicos de funcionamento. Esse equipamento mantém a tensão de alimentação o mais próximo possível da carga usual e por isso evita prejuízos notáveis. O que ele faz é regular a energia, mas se houver uma queda, a carga é desligada pois ele não possui uma reserva de energia como os nobreaks.

Já o gerador garante a autonomia energética por longos períodos, uma vez que ele tem um motor interno, abastecido a combustível. Embora a capacidade energética dos geradores seja confiável, eles levam alguns minutos para começar a funcionar em caso de queda. Um intervalo no funcionamento pode ser expressivo para hospitais e aeroportos, por exemplo, que utilizam geradores associados a nobreaks. Assim é possível garantir que não ocorram falhas de operação.

Cada negócio apresenta uma necessidade que exige avaliação, por isso o Grupo Anpla fornece a locação de nobreaks e estabilizadores multimarcas, além de manutenção preditiva, corretiva e preventiva. Fale com um consultor técnico pelo chat e entenda qual é a melhor solução para sua empresa.

Voltar