Notícias

Como os componentes afetam a qualidade na construção civil

postado dia 15 /12/2017

Atuar no ramo da construção civil requer dinamismo para encontrar materiais que atendam a necessidade do projeto para garantir a melhor obra e entrega ao público final. Trabalhar com infraestrutura predial nos tornou conscientes da importância de investir cada vez mais na qualidade dos materiais para entregar a melhor obra a nossos clientes e aos clientes deles, que percebem o valor e a responsabilidade da empresa.

Dentre as especificações apresentadas na política de qualidade total, encontram-se a aquisição de materiais e escolha dos fornecedores, que orientam a execução da obra. Embora as construções apresentem variáveis que podem dificultar sua realização (prazo, mão de obra e ações da natureza, por exemplo), adotamos um ciclo de procedimentos largamente utilizado e atestado academicamente. Ele consiste em planejar, treinar os envolvidos, executar a obra, verificar seus resultados e atuar corretivamente. Você pode entendê-lo melhor por esta figura.

No que se refere à qualidade dos materiais utilizados na construção, envolvemos não só o setor de compras, mas os engenheiros e arquitetos responsáveis pelos projetos, que avaliam e verificam os itens recebidos. A integração desses profissionais permite indicar elementos de avaliação como especificação dos materiais e operacionalização em obra, e aspectos técnicos como qualidade na execução dos serviços, aplicação na obra e qualificação dos fornecedores.

Este ciclo é bastante simples pois as operações são contínuas e pensadas para otimizar a aquisição de materiais que impactam a qualidade do trabalho entregue. Acreditamos que os envolvidos em cada etapa de uma obra (materiais, pessoas e equipamentos) carecem de níveis e aspectos de qualidade diferentes e os agentes envolvidos em qualquer etapa do ciclo agregam níveis de qualidade diferentes, que afetam a qualidade do produto final, seja ele uma construção ou apenas uma readequação de layout.

Ainda tem alguma dúvida sobre a aplicação de processos de qualidade? Entre em contato conosco por telefone ou através de nossas redes sociais para esclarecê-las e sugerir novos temas.

Voltar