Notícias

Lições que o Day 1 da Endeavor nos deixou

postado dia 22 /06/2017

O Day 1 é um dos encontros mais aguardados por empreendedores e gestores de diversos segmentos do mercado. Esta foi a minha primeira participação em um evento da Endeavor e confesso que tirei boas lições desta experiência. Antes de falarmos do evento em si, quero compartilhar minha experiência: chegue mais cedo, sempre! Estávamos em 7 pessoas, todos os integrantes do Grupo Anpla, e como o dia estava muito chuvoso e o trânsito péssimo, chegamos com 15 minutos de antecedência. Porém, mesmo assim, só encontramos lugar no último camarote superior, onde a visibilidade era praticamente nula, depois do intervalo encontramos outros lugares e tudo se resolveu. No mais, o evento foi muito bem organizado e os horários cumpridos à risca pela equipe de organização.

Tive a oportunidade de assistir todas as palestras do Day 1 e me surpreendi positivamente com tudo que foi apresentado. Os temas principais abordados durante o evento foram paixão, perseverança e histórias de superação. Esses são os três ingredientes que eu, particularmente, considero imprescindível para fazer uma empresa dar certo. Paola Carosella, do Masterchef Brasil, deixou isso bem claro na sua apresentação, mostrando sua história de vida impressionante, a paixão que tem pela cozinha e como isso foi determinante para a grande virada que ela promoveu na gestão dos seus negócios.

A cada evento que participo fica cada vez mais claro que o grande diferencial dos empreendedores de sucesso é a paixão e a visão. Desde o início de suas jornadas é muito evidente que todos eles sempre enxergaram onde queriam chegar e, na maioria das vezes, nem imaginavam como fariam isso. Mas essa visão aliada a uma paixão genuína pelo negócio faz com que todo o resto seja secundário.

Não estou desvalorizando e nem minimizando a importância do planejamento, da estratégia e demais ferramentas de gestão, elas são fundamentais para o sucesso de um negócio. Porém, sem paixão as coisas ficam mornas. Sem paixão o tempo deixa de ser seu aliado e passa ser seu maior vilão. Quando não estamos verdadeiramente apaixonados pelo nosso propósito, tanto faz se é hoje ou amanhã, este mês ou mês que vem. As coisas simplesmente passam a acontecer de forma despretensiosa e quase que ao acaso.

Esses empreendedores transformam seus projetos em realidades. Transformam desafios em oportunidades. Transformam sonhos em negócios prósperos, dignos de subir num palco para contar sua história.

André Del Cid

Diretor de Estratégias do Grupo Anpla

Voltar